Encontre ametropia em crianças precocemente

A visão ruim não faz mal, então as crianças geralmente não se queixam de seus problemas de visão ou ametropia. Mas as crianças que vêem mal têm mais dificuldade em fazer muitas coisas do que precisam: aprender, praticar esportes ou ir à escola. O exame regular dos olhos das crianças não é problemático, mas essencial para a saúde visual das crianças e seu desenvolvimento posterior.

Como você desenvolve ametropia em crianças?

A visão defeituosa surge quando o olho se desvia da forma ideal. Se for muito curto, então o olho é hipermetrópico, mas se o globo ocular for muito longo, é míope.

Se a curvatura da córnea se desvia da forma esférica, isso é chamado astigmatismo da córnea. Então a ilustração de um ponto aparece como uma linha - daí o nome "astigmatismo".

Encontre ametropia cedo

A visão defeituosa nem sempre é perceptível na infância. Os olhos das crianças têm uma capacidade muito forte de acomodá-los, o que significa que eles podem compensar os erros de refração, deformando a lente do olho flexível. Portanto, às vezes pode exigir alguma persuasão para que a criança compreenda a necessidade dos óculos.

Equilibrar o defeito visual é especialmente importante em crianças, para que a visão possa se desenvolver totalmente. Especialmente quando a criança está semicerrando os olhos ou quando o poder de refração de ambos os olhos é muito diferente, pode ser que o cérebro suprima a impressão visual de um olho. Se isso acontecer a longo prazo, então a visão deficiente e unilateral ameaça, o que não pode ser revertido.

O mais tardar, com dois anos e meio a três anos e meio, todas as crianças devem, portanto, ser examinadas por oftalmologistas.

Exames oftalmológicos no pediatra

Como parte do check-up legalmente recomendado no pediatra é um total de três vezes o sentido visual da criança em foco: U 5, U 8 e U 9. Essas investigações são boas, mas não suficientes: problemática é a grande lacuna temporal entre as investigações.

  • O U 5 é recomendado entre 6 e 7 meses de idade,
  • o U 8 com a idade de cerca de 3½ a 4 anos e
  • o U 9 pouco antes da escola começa com cerca de 5 anos.

Nestes anos, o desempenho dos olhos das crianças muda bastante fortemente. Afinal, as crianças e seus olhos não crescem de maneira uniforme e proporcional. Isso também muda a visão constantemente. Precisamente durante os primeiros anos de vida, no entanto, o tratamento direcionado pelo oftalmologista pode dar uma contribuição decisiva para o pleno desenvolvimento do sentido da visão das crianças.

Kerstin Kruschinski do conselho de administração da Good Vision: "A acuidade visual de uma criança é refinada pelas impressões visuais processadas, por isso é particularmente importante detectar a visão defeituosa o mais cedo possível e neutralizar adequadamente. Até bebês podem usar óculos!"

Sintomas de problemas de visão

Os check-ups preventivos oferecidos não são suficientes para detectar com segurança a visão deficiente dos pequenos. Portanto, os pais devem necessariamente e regularmente observar a visão de seus pequeninos.

Sinais que indicam que uma criança está doente são queixas de dor de cabeça, ardor nos olhos, aumento de piscar ou sensibilidade para ofuscar. Mesmo se a criança lê "com o nariz", suspeita-se que uma visão defeituosa é a razão. Os olhos das crianças estrábicas também têm um erro de refração na maioria dos casos. Óculos, em seguida, muitas vezes ajuda a reduzir o ângulo de estrabismo.

Como a criança não consegue distinguir entre boa visão e visão deficiente devido à falta de comparação - não sabe o contrário - e a visão deficiente pode se expressar em muitos sintomas, os pais devem levar a sério os sinais de alarme descritos abaixo.

Sintomas da visão turva em bebês

  • estrabismo
  • Lidveränderungen
  • Córnea nublada
  • Alunos branco-acinzentados ou amarelados
  • Olhos trêmulos, inflamados, lacrimejantes ou amarelados

Sintomas no jardim de infância e escolares

  • Fricção constante dos olhos
  • Tropeções frequentes, distúrbios gerais do equilíbrio
  • Pequena distância para livro, tela ou TV
  • Aumento da dificuldade ao anoitecer ou no escuro

Teste de doces livro

Com o chamado "Book Candy Test", os pais podem verificar a visão das crianças rapidamente e sem problemas: pequenos glóbulos de açúcar na mão despertam a atenção das crianças a partir do sexto mês de vida. Se a criança - mesmo quando estiver cobrindo um olho - persegue os glóbulos de açúcar com os olhos ou os alcança, tudo está bem.

conclusão

  • Os check-ups legalmente recomendados não são suficientes para detectar a visão de crianças.
  • Exames regulares pelo oftalmologista e optometrista são essenciais. Eles são realizados rapidamente e sem problemas.
  • Pais, cuidado: atente para alarmes como olhos lacrimejantes ou uma postura de cabeça torta.
Compartilhe com amigos

Deixe seu comentário